quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Educação para a Paz

Indicado ao Prêmio Nobel da Paz e ao Prêmio UNESCO pela Educação para a paz, Paulo Freire em suas obras demonstra sua preocupação constante pela paz entre os povos e nações. Defende o respeito mútuo entre os homens, combatendo a discriminação racial, religiosa e de classes desfavorecidas. Censura a guerra que causa destruição, implantando o temor, tortura e morte, valendo-se da fragilidade dos próprios irmãos. Ela é o fruto ganância e da prepotência dos países dominantes.

Nossos antepassados se valiam da guerra por ser necessidade para sua subsistência; através de lutas conseguiram delimitar território, escolher seus líderes, conquistar terras para sua sobrevivência pois não haviam leis nem mapas que os ordenassem.
Hoje certos países possuem um império bélico que sobrevive promovendo a guerra com a finalidade lucrativa, desrespeitando e d decidindo o destino dos homens, destruindo seu patrimônio cultural e o planeta.

O autor defende um movimento pela paz, reconhecendo ser uma luta diária em nossas vidas, inclusive na educação das escolas; que se criem grupos orientados no combate ao racismo e contra regimes autoritários e realidades sociais perversas contra as classes e povos desfavorecidos.